terça-feira, 22 de setembro de 2009

Filmes ligados a violência urbana, justiça e educação

A VOZ DO CORAÇÃO
SINOPSE: “Um músico aposentado vai trabalhar como Supervisor num internato, administrado por um Diretor que aplica muitos castigos físicos para manter a disciplina. Incomodado com esta prática o músico consegue através de um tipo de relação mais humanizada e através da música conquistar a disciplina dos adolescentes e criar um coral com eles.

ESCRITORES DA LIBERDADE
SINOPSE: Baseado em fatos reais o filme conta a história de Erin Gruwell é uma jovem advogada que, seguindo o exemplo do pai, resolve ser professora de uma escola pública tendo como propósito educacional ajudar a combater as desigualdades sociais e a violência urbana geradas pelas diferenças étnicas dos EUA. A partir de um olhar sobre a realidade dos educandos e fazendo os mesmos retratarem suas vidas a partir de um diário pessoal, Erin desenvolve uma prática educativa inovadora, rompendo com as diferenças raciais existentes no interior da sala de aula. Consegue assim propiciar uma convivência respeitosa entre os alunos a despeito de suas origens raciais, além de estabelecer o vinculo deles com os estudos.

UM SONHO DE LIBERDADE
Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio

QUERO
Filho de uma prostituta, Quero é um adolescente pobre e órfão, que vive sozinho na região portuária de Santos/SP. Achando-se dono do próprio destino, Quero não se dobra a disciplina opressora da FEBEM, ao jogo fácil do trafico de drogas e, muito menos, aos policiais corruptos que o perseguem.

CARANDIRU
SINOPSE: Quando o médico Drauzio Varella resolve fazer um trabalho de prevenção a AIDS na Casa de Detenção de São Paulo toma contato com o que, aqui fora, temos até medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. Com seus mais de sete mil detentos. Merece sua fama de “inferno na terra”. Porem nosso personagem logo percebe que, mesmo vivendo numa situação limite, os internos não representam figuras demoníacas. Ao contrario ele testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo uma grande disposição de viver.

GÊNIO INDOMÁVEL
SINOPSE: Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

CIDADE DOS HOMENS
SINOPSE: Dois amigos que cresceram numa favela carioca têm suas vidas divididas: enquanto um decide procurar pelo pai que não conhece, o outro precisa aprender a ser um bom pai. Dirigido por Paulo Morelli (Viva Voz) e com Darlan Cunha, Douglas Silva e Jonathan Haagensen no elenco. Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) são amigos, que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico, já que Madrugadão (Jonathan Haagensen), primo de Laranjinha, perdeu o posto de dono do local para Nefasto (Eduardo BR)

CIDADE DE DEUS
SINOPSE: O filme Cidade de Deus, constitui um fato político, pois desnuda o Brasil da dívida social e dos excluídos, escancarando, por meio da linguagem artística, o apartheid social existente no país. Narrando aventuras individuais para traçar um amplo painel da realidade urbana, retrata o mundo da periferia da ótica do morador da favela. Mostra um mundo, que, em grande parte, é desconhecido das populações das classes médias, que só vêem a favela como um cenário distante, formado por um amontoado de barracos, ou como assunto de noticiários policiais, amplamente explorados pela mídia televisiva.

FALCAO: MENINOS DO TRÁFICO
SINOPSE: um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV BILL, pelo seu empresário Ceslso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Unica das Favelas que retrata a vida jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. A produção independente se tornou popular principalmente por sua transmissão no programa semanal da TV Globo, Fantastico, um dos mais famosos no Brasil. O documentário foi feito entre 1998 e 2006 em que os produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil, registrando em 90 horas na maioria do tempo em forma digital, e um pouco em VHS. O nome do documentário é em razão do termo "falcão" usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima. Os dois produtores tiveram que enfrentar o ambiente hostil onde viviam os jovens. A repercussão do documentário no país foi grande, sendo largamente comentado e discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário